ana-scd

pela proteção dos animais!

“A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo que os seus animais são tratados”.
(Mahatma Gandhi).

Quem Somos

Tudo começou com a união de três santacombadenses, amantes de animais, que se juntaram com o lema: “Vamos Acabar com os Animais Abandonados, não matar mas sim esterilizar!” , para tentar resolver o problema do elevado número de animais abandonados no concelho de Santa Comba Dão.

No dia 2 de junho de 2017, com o apoio de outro defensor da causa animal, também ele santacombadense, foi realizado um jantar para angariar apoiantes do referido lema. No mesmo decidiu-se avançar, para a criação de uma associação de proteção e defesa animal, com braços voluntários, nascendo a ANA-SCD.

A ANA-SCD é uma Associação da Natureza e Animais Abandonados do Concelho de Santa Comba Dão, fundada em 29 de junho de 2017, sem fins lucrativos, de direito privado e que tem como incumbência, a proteção dos cães e gatos de rua abandonados.

Tem uma estrutura constituída por Órgãos Sociais, compostos por uma Mesa da Assembleia Geral, um Conselho Fiscal e uma Direção, tendo atualmente 165 associados.

É uma Associação composta por voluntários que asseguram funções em diversas áreas de atuação da associação, desde uma intervenção mais próxima e direta com os animais apoiados (entrega de animais para adoção, idas ao veterinário, passeios, etc.) a uma intervenção indireta, mas igualmente importante para o seu desempenho global, através de apoio administrativo-financeiro, de design, entre outros.

Não tem de momento um canil e/ou gatil, tem quatro Famílias de Acolhimento Temporário (FAT). A principal e de maiores dimensões situa-se no Vimieiro, em Santa Comba Dão. Duas são FAT de cães e outras duas de gatos. Conta com a ajuda de um grupo de pessoas que disponibilizam o seu tempo para tratar temporariamente de alguns dos animais que estão sob a responsabilidade da ANA-SCD.

Estas FAT são de extrema importância dado que nos permitem acolher animais que de outra forma não poderiam ficar ao cuidado da ANA-SCD. Por esse motivo a construção e manutenção de um canil e de um gatil para abrigo, cuidados de saúde, de alimentação e bem-estar destes animais é uma das ambições da ANA-SCD.

Atualmente a ANA-SCD conta com a parceria de algumas entidades institucionais e associativas, com as quais estabeleceu protocolos de cooperação, visando cimentar um trabalho de parceria e desta forma aumentar a sua capacidade de ação. Pretende continuar a promover o estabelecimento de parcerias diversas pela importância que revestem na concretização da sua missão.

Tem como missão o alcance dos seguintes objetivos entre outros:

  • Contribuir para a defesa dos direitos dos animais, promovendo o seu bem-estar;
  • Estimular a adoção de animais abandonados e/ou errantes;
  • Reduzir o número de animais de rua através de esterilização e controlo de colónias;
  • Contribuir para resolução de situações de animais desamparados, proporcionando alimentação, cuidados veterinários de qualidade e o amparo necessário;
  • Cooperar com parceiros no apoio aos animais que acolhem;
  • Divulgar as leis que protegem os animais e sensibilizar contra o abandono e maus tratos de animais;
  • Incentivar o amor e o respeito pelos animais.

Para concretizar estes objetivos, a ANA-SCD necessita diariamente de pessoas individuais e/ou coletivas que possam tornar-se sócias e que contribuam para a manutenção da Associação, bem como de voluntariado na concretização, a longo prazo, deste projeto.