
NÃO COMPRE! ADOTE!

UM AMIGO NÃO SE COMPRA.

PARA REALIZAR A ADOÇÃO DE UM ANIMAL DE COMPANHIA NA ANA-SCD DEVE:
– Ter no mínimo 18 anos de idade;
– Ter condições de alojamento e manutenção para o animal;
– Preencher o termo de responsabilidade para adoção de animais de companhia da ANA-SCD (tendo o mesmo que ser assinado pelo novo detentor do animal);
– Permitir a visita ao animal por parte dos voluntários da ANA-SCD aquando solicitado;
– Ser capaz e estar disposto a despender o tempo e dinheiro necessário para os cuidados médicos, de alimentação, de alojamento e atenção para o seu animal.
Nota: A ANA-SCD entrega o animal ao adotante já desparasitado, esterilizado (dependendo da idade do animal), chipado e vacinado (pelo menos a primeira vacina). Todos os cuidados veterinários após adoção passam a ser da responsabilidade do adotante, exceto a esterilização do animal, que realiza gratuitamente, uma vez que tem protocolo com a Câmara Municipal para o efeito. Tendo em consideração que a ANA-SCD é uma Associação sem fins lucrativos e que depende de donativos, o apoio dos adotantes dispostos a contribuir nas despesas é bem-vindo!
cães para adoção
gatos para adoção
A IMPORTÂNCIA DE ADOTAR UM ANIMAL
Está provado que os animais melhoram a saúde física e mental das pessoas. Para ser mais feliz, adote um animal!
• ESTÁ A SALVAR UMA VIDA INDEFESA
Os canis municipais e as associações protetoras e de defesa animal recolhem por ano milhares de animais abandonados. Estes sítios não têm espaço suficiente, não têm a companhia constante das pessoas e os animais não têm a atenção que merecem.
• MELHORAM O NOSSO HUMOR E PREVINEM A DEPRESSÃO
Apenas 15 a 30 minutos de contacto com um animal contribuem para as pessoas se começarem a sentir menos ansiosas e mais bem dispostas. A interação entre pessoas e animais causa uma diminuição nos níveis de cortisol (hormona associada ao stress) e um aumento na produção de serotonina (hormona associada ao bem-estar). Estudos relevam que ter um animal de estimação em casa deixa o ambiente mais positivo.
• AJUDAM AS CRIANÇAS NO SEU DESENVOLVIMENTO
Para as crianças, o contacto frequente com um cão ou um gato pode ajudá-las a controlar os impulsos e a lidar com as fases da vida: o nascimento, a reprodução e até a morte (fases pelas quais os animais passam).
• REDUZEM AS ALERGIAS
Está provado que as pessoas que crescem numa casa que tenha um cão ou um gato (ou ambos!) terão menos probabilidades de desenvolver alergias ou asma.
