NÃO COMPRE! ADOTE!

UM AMIGO NÃO SE COMPRA!

PARA REALIZAR A ADOÇÃO DE UM ANIMAL DE COMPANHIA NA ANA-SCD DEVE:

– Ter no mínimo 18 de idade;

– Ter condições de alojamento e manutenção para o animal;

– Preencher o termo de responsabilidade para adoção de animais de companhia da ANA-SCD (tendo o mesmo que ser assinado pelo novo detentor do animal);

– Permitir a visita ao animal por parte dos voluntários da ANA-SCD aquando solicitado;

– Ser capaz e estar disposto a despender o tempo e dinheiro necessário para os cuidados médicos, de alimentação, de alojamento e atenção para o seu animal.

Nota: A ANA-SCD entrega o animal ao adotante já desparasitado e vacinado (pelo menos a primeira vacina), dependendo da idade do animal poderá já estar esterilizado. A colocação do chip (identificação eletrónica) é realizada no ato da adoção, sendo esta a cargo do adotante. Todos os cuidados veterinários após adoção passam a ser da responsabilidade do adotante, exceto a esterilização do animal, que realiza gratuitamente, uma vez que tem protocolo com a Câmara Municipal para o efeito.
Tendo em consideração que a ANA-SCD é uma Associação sem fins lucrativos e que depende de donativos, o apoio dos adotantes dispostos a contribuir nas supracitadas despesas é bem-vindo!

cães para adoção

gatos para adoção

A IMPORTÂNCIA DE ADOTAR UM ANIMAL

Está provado que os animais melhoram a saúde física e mental das pessoas. Para ser mais feliz, adote um animal!

• ESTÁ A SALVAR UMA VIDA INDEFESA
Os canis municipais e as associações protetoras e de defesa animal recolhem por ano milhares de animais abandonados. Estes sítios não têm espaço suficiente, não têm a companhia constante das pessoas e os animais não têm a atenção que merecem.

• MELHORAM O NOSSO HUMOR E PREVINEM A DEPRESSÃO
Apenas 15 a 30 minutos de contacto com um animal contribuem para as pessoas se começarem a sentir menos ansiosas e mais bem dispostas. A interação entre pessoas e animais causa uma diminuição nos níveis de cortisol (hormona associada ao stress) e um aumento na produção de serotonina (hormona associada ao bem-estar). Estudos relevam que ter um animal de estimação em casa deixa o ambiente mais positivo.

• AJUDAM AS CRIANÇAS NO SEU DESENVOLVIMENTO
Para as crianças, o contacto frequente com um cão ou um gato pode ajudá-las a controlar os impulsos e a lidar com as fases da vida: o nascimento, a reprodução e até a morte (fases pelas quais os animais passam).

•REDUZEM AS ALERGIAS
Está provado que as pessoas que crescem numa casa que tenha um cão ou um gato (ou ambos!) terão menos probabilidades de desenvolver alergias ou asma.

FORMULÁRIO DE PEDIDO DE ADOÇÃO